Consulta Ayurvédica

“Sama dosha sama agnischa sama dhatu mala kriyaaha|

Prasanna atma  indriya manaha swastha iti abhidheeyate” – Sushruta Samhita

Significa que uma saúde perfeita ocorre quando:

- Os três doshas (vata, pitta e Kapha) estão em equilíbrio de acordo com a sua constituição original (Prakriti)

- O Agni "fogo digestivo ", responsável pela digestão, assimilação e metabolismo é eficiente

- Todos os tecidos e componentes do corpo (Dhatus) estão bem nutridos

- Todas as funções excretoras estão em perfeita ordem, com excretas (malas) eliminados e bem formados

- Os canais de circulação do corpo (Shrodas) possuem fluxo livre, sem bloqueios e sem excessos

- E a mente, sentidos e espírito estão agradavelmente dispostos e satisfeitos, ou seja o aspecto mental da nossa natureza (SENSIBILIDADE e INTELIGÊNCIA) é tão importante quanto a parte física

 

O Ayurveda considera o indivíduo único em todas as suas potencialidades, e a consulta ayurvédica visa trazer bem estar em todos os níveis:  Físico, mental, emocional e espiritual, é o que chamamos de saúde integral.

Enfatiza a busca do equilíbrio e a prevenção de  doenças, possui métodos próprios e milenares eficazes que vem sendo utilizados há milênios e que comprovadamente auxiliam no tratamento das mais diversas patologias.

Muito importante também para o Ayurveda é compreender e estar em harmonia com os ciclos diários da natureza (Dinacharya) e estações do ano (Ritucharya), ter uma alimentação equilibrada e adequada à sua natureza original, pois são esses ciclos que nos levam a regular nossos próprios ciclos e ritmos biológicos.

Afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos da natureza (panchamahabhutas): éter, ar, fogo, água e terra, e que esses elementos se unem para formar os doshas Vata (éter e ar), Pitta  (fogo e água) e Kapha (água e terra) que atuam na nossa fisiologia, o acúmulo ou a carência destes atributos traduz-se em um desajuste que se expressa no corpo material na forma de doenças e distúrbios psíquicos.

A primeira consulta dura em média 2 horas, o atendimento consiste em uma avaliação abrangente e completa feita por um médico ou terapeuta ayurvédico qualificado que por meio de uma anamnese clínica minuciosa e  exame físico cuidadoso, avaliará características físicas, psíquicas, emocionais e espirituais do indivíduo (SER) de uma forma Integral.

Nesse primeiro atendimento  será realizado o diagnóstico da Prakriti (natureza original), Vikruti (estado atual com possíveis desequilíbrios), presença ou não de toxina biológica (AMA), funcionamento do fogo digestivo (Agni), funcionamento dos canais de circulação do corpo (Shrodas), das energias, qualidade e padrões mentais que determinam a maneira do paciente agir, perceber e responder a estímulos externos (Gunas), e também da nutrição, força e vitalidade dos tecidos do indivíduo.

Pede-se que seja agendado a segunda consulta no período de 15, no máximo 30 dias, da primeira onde será,  proposto um programa de tratamento (se houver algum desequilíbrio) ou as orientações adequadas ao seu organismo de acordo com a avaliação feita na primeira consulta.


* Pedimos aos pacientes que residem fora da cidade de São Paulo que ao marcarem a consulta, por favor, fiquem atentos a necessidade da segunda consulta para orientações
 
Nosso objetivo maior é o seu equilíbrio e bem-estar, esperamos que seja apenas o primeiro passo de muitos na sua busca pelo autoconhecimento e autorrealização!
Seja muito bem-vindo!!

Please reload

Todos os direitos reservados a Viavidya 2015.

Rua Doutor Jesuíno Maciel, 1160, Campo Belo – São Paulo/SP

Fone: 11 5093-2446 • 11 5093-1100 • 11 9 8974-6371 - E-mail: contato@viavidya.com.br