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Guia de Automassagem





Para começar a sua sessão de automassagem:





- Esteja presente em silêncio ou ouvindo um mantra/ música de sua preferência.


- Para essa prática ser prazerosa para você, um momento único de autocuidado, é importante a sua intencionalidade.


- Tenha o frasco de óleo indicado por seu terapeuta ayurvédico à mão, lembrando que esse deve ser levemente aquecido em banho maria (testar a temperatura do óleo antes de aplicar).


- As manobras devem ser realizadas sempre seguindo o fluxo de Vyana Vayu, ou seja, de dentro para fora e de cima para baixo (importante).


- Passe o óleo e massageie com toques firmes cada região do corpo separadamente, em média por 04 minutos cada parte. É o tempo necessário para o óleo penetrar até as camadas mais profundas dos tecidos do corpo.


- Comece em sentido descendente, iniciando pelo pescoço, em seguida tronco e ombros


- Tórax: Deslizar e massagear no sentido de dentro para fora, subindo pelo esterno em direção aos ombros, não esquecer de massageá-los também.


- Coloque óleo no dorso das mãos e passe na região superior das costas e ombros

bilateralmente na medida do seu alcance.


- Realizar o reconhecimento (palpação - sem óleo) nos braços e antebraços, em seguida olear, deslizar e massagear no sentido de cima para baixo.


- Abdome: Aqui não é necessário fazer o reconhecimento, coloque óleo nas mãos e

gentilmente faça a massagem circular no sentido horário


- Em pé, incline o tronco numa posição de 90 graus, e em seguida faça a oleação na região lombar e posterior das coxas


- Vamos fazer essa dinâmica de reconhecimento, deslizar e massagear com óleo em todas as partes do corpo, na seguinte sequência:


  • Quadril

  • Coxas (anterior e posterior)

  • Joelhos

  • Pernas

  • Pés: sentado, traga primeiro um pé próximo à coxa, faça um reconhecimento por toda a extensão do peito, planta e calcanhar.

Passe o óleo, inclua manobras de deslizamento, pressão e “acariciamento” do local. Massageie em média por 4 minutos.


- Troque e faça o mesmo no outro pé. Não esqueça os calcanhares.


Pronto, agora está bem oleado e pronto para suas práticas


É recomendado após a automassagem, a prática de exercícios físicos, e após um banho morno para melhor penetração do óleo.





Namastê

Viavidya




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