top of page
LOGO VIAVIDYA-2024.png
Design sem nome.png

A importância de acordar cedo na Medicina Ayurvédica


O Dinacharya ou rotina diária matinal é uma prática extremamente importante orientada pela Medicina Ayurvédica, respeitar o horário Vata da manhã, principalmente durante o Brahma Muhurta, desempenha um papel crucial no equilíbrio dos doshas e na promoção da saúde, e de um estilo de vida equilibrado e saudável.


O clássico livro da medicina Ayurveda,  Astanga Hrdayam, estabelece a rotina diária (Dinacharya) como prioridade para uma vida saudável, e ressalta que acordar e levantar no horário do Brahma Muhurta fortalece a vida em todos os aspectos.


Ao contrário do que muitos pensam, a disposição está associada a acordar/levantar antes do nascer do Sol, acordar após as 06h da manhã (horário Kapha) predispõe à lassidão e sonolência, geralmente até as 10h, quando inicia o horário Pitta do dia.


Acordar durante o Brahma Muhurta, segundo a Medicina Ayurvédica, oferece uma série de benefícios para a saúde física, mental e espiritual, além da conexão com a energia cósmica e da atmosfera carregada de prana, alguns benefícios adicionais incluem:


- Equilíbrio dos Doshas:

O Brahma Muhurta  é um período específico, e sua duração é de aproximadamente 1h e 36 minutos antes do nascer do Sol e continua até o momento específico do nascer do Sol, e é considerado um momento muito auspicioso, em que os os doshas (Vata, Pitta, Kapha) estão em equilíbrio, favorecendo a homeostase no corpo.


- Claridade Mental:

A quietude e a pureza do ambiente nesse período são propícias para  práticas meditativas, promovendo a clareza mental, foco e concentração ao longo do dia.


- Desintoxicação natural:

Durante o sono ocorre a eliminação de toxinas no corpo, e alimentos residuais não aproveitados na digestão, acumulados, formam AMA (toxina biológica), se não forem eliminados.

As eliminações são facilitadas no período Vata da manhã (antes do nascer do Sol), e respeitar esse horário é fundamental para eliminar essas toxinas, preparando o organismo para iniciar o novo dia com uma energia mais purificada, e com uma disponibilidade receptiva mais purificada para a energia emanada pelo alvorecer do sol. 


- Saúde Digestiva:

Na Medicina Ayurvédica é importante limpar antes de nutrir,  e o sistema digestivo é mais ativo pela manhã, especialmente durante o horário Vata, portanto a eliminação de resíduos durante a manhã, como sugerido pela rotina ayurvédica, elimina toxinas acumuladas durante o sono, e contribui para uma digestão eficiente e a absorção adequada de nutrientes.


- Sintonia com a Natureza:

O Ayurveda enfatiza a importância de viver em harmonia com os ritmos naturais do dia, ao seguir o ciclo natural do sol, você sintoniza seu ritmo biológico com a natureza, o que pode melhorar o padrão de sono e o funcionamento geral do organismo.

O horário Vata da manhã corresponde ao início do amanhecer, momento em que a natureza está mais silenciosa e tranquila, proporcionando um ambiente propício para práticas espirituais e autocuidado.


- Elevação Espiritual:

Acredita-se que este seja um momento propício para práticas espirituais, ajudando na elevação da consciência e no desenvolvimento espiritual.


Desperte para uma vida de equilíbrio e vitalidade, guiada pela sabedoria da Medicina Ayurvédica. 


Transforme suas manhãs em celebrações de saúde e espiritualidade! 

Sua vitalidade merece esse cuidado especial. 


Viva em harmonia com o amanhecer, viva em plenitude! 




Com amor,

Dra. Ivana Baptista

Medicina Ayurvédica.




Commentaires


AYURVEDABLOG VIAVIDYA

bottom of page