top of page
Design sem nome.png

A Importância do Banho na Medicina Ayurvédica


Na Medicina Ayurvédica, o banho é considerado um ritual de purificação e desintoxicação que promove o equilíbrio e a harmonia no corpo e na mente, e é reconhecido como uma das práticas mais importantes para estabelecer a energia do nosso organismo, além de ser essencial para a higiene física e espiritual.


Segundo o Ayurveda, o corpo humano é composto por três doshas: Vata, Pitta e Kapha, cada um associado a elementos naturais, qualidades e funções específicas como já comentamos em posts anteriores, sendo assim, os banhos podem ser adaptados de acordo com os doshas predominantes de cada indivíduo, visando equilibrar suas energias.


Os banhos mais quentinhos são recomendados para pessoas com predominância do dosha Vata, que tendem a ser frias e secas, isso ajuda a aumentar a circulação sanguínea, relaxar os músculos e aliviar a ansiedade, sendo uma prática especialmente reconfortante para aqueles indivíduos que possuem predominância do Dosha Vata ou que sofrem com o desequilíbrio do mesmo.


Já os banhos mais frescos (água menos quente) ou frios frios são indicados para pessoas com predominância do dosha Pitta que tendem a ser quentes e úmidas. Esses banhos auxiliam na redução do calor corporal, equilibram a digestão e acalmam a mente, proporcionando uma sensação de frescor e tranquilidade.


Para os indivíduos com predominância do dosha Kapha, que são geralmente lentos e pesados, os banhos mornos são recomendados, esses banhos estimulam a energia, melhoram a circulação e ajudam a aliviar a sensação de letargia e retenção de líquidos que caracteriza o dosha kapha ou o seu desequilíbrio.


PORÉM É IMPORTANTE RESSALTAR QUE, A TEMPERATURA IDEAL DA ÁGUA PODE VARIAR DE ACORDO COM AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS E AS CONDIÇÕES SAZONAIS, E QUE AQUI, AS ORIENTAÇÕES SÃO GERAIS E NÃO ESPECÍFICAS, SENDO QUE A DETERMINAÇÃO DO DOSHA DOMINANTE OU SEU DESEQUILÍBRIO REQUER UMA AVALIAÇÃO MAIS ABRANGENTE E INDIVIDUALIZADA FEITA POR UM MÉDICO/A OU TERAPEUTA AYURVÉDICO, POIS CADA INDIVÍDUO, NA MEDICINA AYURVÉDICA, É ÚNICO!


Além de promover o equilíbrio dos doshas, o banho na Medicina Ayurvédica é considerado um importante meio de eliminação de toxinas do corpo.

A água morna, preferencialmente à temperatura ambiente, como regra geral, relaxa os músculos, alivia a tensão e prepara o corpo para um sono restaurador e revigorante.


Deve-se lavar os pés e as mãos antes do banho, o que é consistente com as práticas de purificação dentro da Medicina Ayurvédica, e é importante enfatizar que esses rituais de purificação são uma parte essencial da preparação para práticas espirituais e de autocuidado.

Lavar os pés e mãos antes do banho, remove acúmulos de sujeira e substâncias nocivas.


Durante o banho, deve-se esfregar o corpo de maneira uniforme, e é indicado ouvir mantras e músicas relaxantes, fazendo deste, um momento profundo de auto cuidado.


Após o banho, deve-se secar o corpo vigorosamente com uma toalha grossa para melhorar a circulação e energizar o corpo. 

Vestir roupas limpas é também importante para evitar contato com vibrações e odores anteriores.


Gostaríamos de dar ênfase na conexão entre o banho e a espiritualidade na Medicina Ayurvédica, ou seja, o banho não é apenas uma prática física, mas também um ato sagrado que promove a purificação não apenas do corpo, mas também da mente e do espírito.


Apesar de ser um ritual simples, o mesmo pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental, e  é considerado um ritual sagrado na Medicina Ayurvédica, sendo um momento único de autocuidado que vai além da simples limpeza física, além de ser uma prática essencial para equilibrar os doshas, promover a saúde e o bem-estar, e preparar o corpo e a mente para as demandas do dia-a-dia.


Portanto o banho na visão do Ayurveda  é uma oportunidade para cultivar uma conexão mais profunda consigo mesmo e com o universo, sendo de suma importância, CULTIVAR UMA ATITUDE DE GRATIDÃO durante o mesmo. 



Reconhecer o poder purificador da água e a bênção de ter acesso a esse recurso, pode  enriquecer a nossa compreensão do banho como um ato sagrado e transformador na Medicina Ayurvédica.




Com amor,

Equipe Viavidya.




AYURVEDABLOG VIAVIDYA

bottom of page