O Ghee ou Ghrta é conhecido como manteiga apurada, pois passa por um processo de cozimento para ficar livre da deterioração. É muito usado na cozinha, na massagem e como veículo para remédios feitos de plantas medicinais. Como ação geral é tônico, rejuvenescedor, afrodisíaco, digestivo, estimulante, fortalece o fígado os rins e a pele. Em ação específica, nutre os sete dhatus (tecidos), aumenta a quantidade de ojas (essência do alimento), faz bem à voz e à vista e aumenta agni (fogo metabólico) em todas as suas formas.
É feito com manteiga sem sal. Realça o sabor dos alimentos e ajuda na digestão ao estimular a secreção dos sucos digestivos. Alivia a constipação se ingerido com leite quente e, quando usado com ervas, conduz as propriedades medicinais respectivas aos dathus (tecidos). É muito usado na medicina ayurvédica como catalizador, principalmente nas combinações com alcaçuz, raiz de cálamo e gotu kola.
O Ghee pode aliviar anemia e distúrbios sanguíneos, além de ser extremamente útil nos procedimentos de desintoxicação. Promove a cicatrização dos ferimentos e tem ação restauradora nas úlceras pépticas e na colite. Também propicia alívio à respiração e à congestão dos paranasais pela massagem com o dedo mínimo introduzido no nariz. A intensificação de ojas é particularmente benéfica no aleitamento materno amplificando o desenvolvimento do vigor biológico da criança. Para melhorar a digestão, recomenda-se misturar ghee (uma colher de chá) ao arroz.
Namastê
Viavidya
Comments