top of page
Design sem nome.png

SUBDOSHAS- Sadhaka Pitta



Sadhaka Pitta é um dos cinco subtipos do Dosha Pitta, conforme descrito na medicina Ayurveda, ESTÁ RELACIONADO A CORAÇÃO E ÀS EMOÇÕES.

O Sadhaka Pitta é responsável pela transformação das emoções, ajudando a criar clareza mental, promovendo um estado emocional de equilíbrio.



Sadhaka Pitta em equilíbrio:

Sadhaka Pitta em equilíbrio promove reações harmoniosas, autoconfiança, energia, motivação, discernimento, desejos saudáveis, paixão e busca de realizações!

Como o Sadhaka Pitta contribui para o nosso bem estar físico, mental e emocional?


1. Clareza Mental

Contribui para uma mente nítida e alerta, facilitando o raciocínio, a tomada de decisões

e a compreensão.



2. Inteligência Emocional:

Favorece a compreensão e gestão eficaz das emoções, permitindo uma expressão

saudável e equilibrada dos sentimentos.



3. Equilíbrio Emocional:

Ajuda a prevenir desequilíbrios emocionais, como irritabilidade excessiva, raiva ou falta de controle emocional.



4. Bem estar geral:

Contribui para o bem-estar, tanto físico quanto mental, influenciando positivamente aspectos como qualidade do sono e digestão.



5. Processamento de experiências:

Facilita o processamento eficaz de experiências, promovendo uma reflexão saudável sobre eventos passados e a integração dessas experiências no crescimento pessoal.


** Embora o Sadhaka Pitta esteja mais diretamente associado ao bem estar mental e emocional na Medicina Ayurveda, é importante lembrar que na abordagem ayurvédica, a interconexão entre mente e corpo é fundamental, ou seja, a mente influencia o corpo e o corpo influencia a mente.


O equilíbrio do Sadhaka Pitta destaca essa relação, promovendo um estado geral de bem-estar que abrange tanto aspectos mentais quanto físicos com melhora consequente da qualidade do sono, a resposta ao stress se torna se torna mais gerenciável, também contribui para níveis de energia mais estáveis, fortalecendo inclusive o sistema imunológico devido a uma mente mais equilibrada e emoções mais estáveis.




Sintomas de desequilíbrios do Sadhaka Pitta:


  • Excesso:

Sensação de febre na cabeça, raiva, irritabilidade, diminuição da capacidade cognitiva (julgamentos equivocados), autocrítica, natureza excessivamente crítica, exageradamente ciumentos, ambição desmedida, insônia (entre 22h e 02h da manhã, onde costumam ficar acordadas pela sobrecarga de responsabilidades e autocrítica), além de variações de humor.

Importante utilizar no tratamento ervas refrescantes e sedativas, de natureza doce ou amarga.


  • Deficiência:

Falta de sagacidade mental e entendimento, sonolência, devaneios, depressão, ansiedade, baixa autoestima, alucinações, discriminações e o julgamento fica distorcido, a depressão tipo pitta pode ser profunda e duradoura, podendo comprometer inclusive o Tarpaka Kapha e Prana Vayu, levando a desequilíbrios adicionais da mente

Indicado a utilização estimulantes dos nervos, de natureza picante e virya quente


** Não vamos nos ater aos tratamentos, pois a abordagem terapêutica específica e as práticas ayurvédicas recomendadas podem ser diferentes de acordo com cada indivíduo, pois a Medicina Ayurveda não trata os sintomas, mas sim o desequilíbrio, e o que pode ser considerado excepcional é a maneira como a Medicina Ayurveda personaliza e adapta as práticas e terapias ayurvédicas para atender às necessidades particulares de cada ser individualmente.



Em resumo, o Sadhaka Pitta na Medicina Ayurveda desempenha um papel central no equilíbrio entre mente e emoções, afetando positivamente o bem estar mental, emocional e físico.

Suas funções incluem promover clareza mental, inteligência emocional, equilíbrio emocional, e influenciar aspectos físicos como digestão, sono e vitalidade.

A manutenção desse equilíbrio é alcançada por meio de práticas específicas, incluindo meditação, exercícios, dieta adequada ao desequilíbrio e sono regular.


Em uma dança harmoniosa entre mente e emoções,

o Sadhaka Pitta emerge como o maestro da

Clareza Mental e Equilíbrio Emocional.



Orientações Gerais para o Equilíbrio do Sadhaka Pitta:


As orientações gerais para o equilíbrio do Sadhaka Pitta na Medicina Ayurveda, concentram-se nas práticas que promovem a saúde do cérebro, a estabilidade emocional e o bem-estar geral.



  • Dieta refrescante: Opte por alimentos refrescantes e suavizantes para acalmar o "fogo emocional" do Sadhaka Pitta. Inclua alimentos refrescantes e aquosos, folhas verdes amargas e adstringentes e frutas doces e suculentas.


  • Evite alimentos picantes e ácidos: Reduza a ingestão de alimentos picantes, ácidos e irritantes, pois esses podem agravar Pitta, opte por sabores mais doces e suaves. Sendo que o doce aqui, não significa açúcar refinado, mas alimentos com predominância dos elementos terra e água (por exemplo: frutas doces, frutas secas, arroz, trigo integral, coco, abóbora, batata doce, beterraba, cenoura)


  • Práticas de Yoga suaves e meditação ajudam a equilibrar o Sadhaka Pitta.


  • Evite ambientes estressantes sempre que possível, criar um ambiente tranquilo é importante.


  • Pratique exercícios moderados, como caminhadas ou natação em piscina não aquecida, ajudam a liberar energia de maneira equilibrada e promove uma boa circulação, beneficiando o coração e a mente.


  • Rotina de sono regular é crucial para equilibrar as emoções e promover a clareza mental.

  • Incorpore práticas regulares de relaxamento, como massagens suaves, banhos relaxantes ou aromaterapia, pode ajudar a acalmar o Sadhaka Pitta.


  • Cultive relacionamentos positivos: Desenvolver relacionamentos positivos e apoiadores é vital para o equilíbrio emocional. Evitar conflitos desnecessários e promover a harmonia nas relações é benéfico.


  • Cultivar o autoconhecimento por meio de práticas de reflexão, e com a ajuda de um um profissional de Psicologia Clínica, ajudam a entender e lidar com as emoções associadas ao Sadhaka Pitta.


  • A utilização de ervas específicas, recomendadas por um médico(a)/ terapeuta Ayurvédico devidamente qualificado, devem ser incorporadas ao tratamento.

  • Consultar um médico(a)/ terapeuta Ayurvédico devidamente qualificado é crucial para um tratamento personalizado, cada pessoa é única, e as estratégias de tratamento são realizadas de acordo com as características individuais, com os doshas dominante e desequilíbrios específicos.


Por essa razão, vamos nos ater às orientações gerais e não aos tratamentos específicos, lembrando que diferente da Medicina Moderna, a Medicina Ayurveda não trata somente os sintomas ou a doença, mas sim o indivíduo, de acordo com as suas características e necessidades individuais.



Liberte-se das tensões emocionais e abra as portas para uma vida mais plena, permita-se explorar as maravilhas de uma mente alerta e emocionalmente centrada com a sabedoria ancestral da Medicina Ayurvédica.


Seja o arquiteto de sua paz interior!


Com amor,

Dra. Ivana Baptista

Medicina Ayurvédica.


AYURVEDABLOG VIAVIDYA

bottom of page