top of page
Design sem nome.png

SUBDOSHAS- Tarpaka Kapha



Tarpaka Kapha é um dos cinco subtipos do Dosha Kapha, conforme descrito na Medicina Ayurveda, ESTÁ LOCALIZADO NO CÉREBRO E MEDULA, ASSIM COMO NO FLUIDO CÉREBRO ESPINHAL, permeando as células do Sistema Nervoso fornecendo nutrição essencial.


Tarpaka é derivado da raiz verbal "trp", que em sânscrito significa contentamento, nutrição e satisfação, e contribui para a estabilidade emocional, clareza mental e proteção dos tecidos nervosos.



Tarpaka Kapha em equilíbrio:

Tarpaka Kapha em equilíbrio nos permite sentir alegria e contentamento, nos estimula a coragem, firmeza e estabilidade mental e emocional, promove reações harmoniosas, resiliência e lucidez mental frente aos desafios e estresse.


Como o Tarpaka Kapha contribui para o nosso bem estar físico, mental e emocional?


1. Nutrição Cerebral

Contribui para a nutrição adequada do cérebro, favorecendo a clareza mental, a concentração e a saúde cognitiva.



2. Estabilidade Emocional:

Um Tarpaka Kapha equilibrado está associado à estabilidade emocional, ajudando a gerenciar o estresse e a promover um estado mental tranquilo e estável.



3. Proteção Nervosa:

Atua como um amortecedor protetor para os tecidos nervosos, auxiliando na prevenção de danos e favorecendo a transmissão de impulsos nervosos eficientes.



4. Hidratação Cerebral:

Contribui para a manutenção da hidratação adequada do cérebro e regulação do líquido cerebrospinal.


5. Saúde do Sistema Nervoso:

Desempenha um papel fundamental na saúde geral do sistema nervoso, influenciando a resposta aos estímulos e a coordenação das funções do corpo.


6. Resposta Equilibrada ao Estresse:

Um Tarpaka Kapha equilibrado pode ajudar na resposta equilibrada ao estresse, evitando desequilíbrios emocionais e físicos associados ao estresse crônico.




Sintomas de desequilíbrios do Tarpaka Kapha:


  • Excesso:

Embotamento mental, apego emocional, tristeza, depressão, letargia, retração e pouca motivação, pode haver edema na cabeça, podendo em casos graves levar ao acúmulo de fluido no cérebro e no sistema nervoso, levando a hidrocefalia.

Importante utilizar no tratamento estimulantes do cérebro e nervos, principalmente ervas diuréticas.


  • Deficiência:

Descontentamento, angústia mental, mal estar, medo, desequilíbrio mental e insônia.

Indicado a utilização de ervas demulcentes e tônicas cerebrais e nervos, principalmente de natureza doce.




Orientações Gerais para o Equilíbrio do Tarpaka Kapha:


As orientações gerais para o equilíbrio do Tarpaka Kapha na Medicina Ayurveda, concentram-se nas práticas que promovem a saúde do cérebro, a estabilidade emocional e o bem-estar geral.



  • Acorde antes do nascer do Sol, acordar após as 06h, período Kapha da manhã, é caracterizado pela qualidade desse dosha que é frio, pesado e úmido. Acordar neste período leva a uma sensação prolongada de lentidão, sonolência e estagnação.

  • Não durma durante o dia, pois ao fazê-lo pode aumentar as qualidades do Dosha Kapha, e levar as sensações descritas acima de lentidão e estagnação, além do aumento de peso.

  • Opte por alimentos leves, quentes e secos que ajudam a equilibrar o Tarpaka Kapha, evite alimentos frios e úmidos. O uso de especiarias aquecedoras, como gengibre e pimenta é comum.


  • Incorpore exercícios moderados que promovam circulação sanguínea e energia, como caminhadas, Vinyasa ou Asthanga Yoga que envolvem movimentos fluidos e ritmados, pois ajudam a aumentar a energia e estimular o corpo. Evitar excessos de exercícios é aconselhável.


  • Pratique técnicas de relaxamento, meditação, pranayamas (exercícios respiratórios orientados por um profissional) e massagens terapêuticas ayurvédicas indicadas ao seu caso, em particular, são fundamentais para acalmar a mente e equilibrar as energias.

  • Manter um padrão de sono regular e restaurador consistente é crucial, assim como criar uma higiene do sono antes de dormir é benéfico.


  • A utilização de ervas específicas, recomendadas por um médico(a)/ terapeuta Ayurvédico devidamente qualificado, devem ser incorporadas ao tratamento.


  • Consultar um médico(a)/ terapeuta Ayurvédico devidamente qualificado é crucial para um tratamento personalizado, cada pessoa é única, e as estratégias de tratamento são realizadas de acordo com as características individuais, com os doshas dominante e desequilíbrios específicos.


Por essa razão, vamos nos ater às orientações gerais e não aos tratamentos específicos, lembrando que diferente da Medicina Moderna, a Medicina Ayurveda não trata somente os sintomas ou a doença, mas sim o indivíduo, de acordo com as suas características e necessidades individuais.



** Descubra a vitalidade e clareza oferecidas por Tarpaka Kapha na Medicina Ayurveda.

Este subtipo de Kapha nutre o cérebro, promove estabilidade emocional e protege os tecidos nervosos, proporcionando uma vida vibrante, experimente a clareza mental, gerenciamento de estresse e ritmo natural do corpo.


A consulta Ayurvédica personalizada o guiará para práticas específicas e nutrição adequada, promovendo um estado de saúde integral, agende sua consulta para revitalizar sua jornada em direção a uma vida mais plena e vibrante




Com amor,

Dra. Ivana Baptista

Medicina Ayurvédica.


AYURVEDABLOG VIAVIDYA

bottom of page