AyurveDICAS

Os sabores no Ayurveda

02/05/2017

 A percepção do paladar se dá pela língua, que precisa estar úmida para sentir o sabor. A água é que propicia a experiência da sensação do gosto. Aliás, tomar um ou dois copos de água aquecida em jejum, pela manhã, desintoxica, emagrece e estimula os sistemas digestório e imunológico.

No Ayurveda são observados seis sabores ou paladares: doce, ácido, salgado, picante, amargo, adstringente e são definidos a partir dos cinco elementos da natureza.

Deve-se experimentar todos os sabores numa mesma refeição, em maior ou menor quantidade de acordo com o tipo constitutivo de cada um, para que o organismo sintonize todos os elementos.

O doce compõem-se a partir de Terra e Água e deve ser ingerido primeiro, pois cria uma camada de muco que protege o estômago das secreções ácidas que necessárias no processo digestório.
O ácido contém Terra e Fogo, o salgado Água e Fogo, o picante Fogo e Ar, o amargo Ar e Éter e o adstringente Ar e Terra.

Trigo, arroz e leite são exemplos de sabor doce; iogurte, queijo e uvas verdes de sabor ácido; sal de pedra, sal marinho e algas de sabor salgado; cebola, gengibre e alho de sabor picante; ruibarbo, raiz de açafrão e raiz de genciana de sabor amargo; banana verde, romã e maçã de sabor adstringente.

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

Ghee: A manteiga clarificada

11/08/2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

July 31, 2017

June 19, 2017