AyurveDICAS

Banana: Fruta da excelência

13/07/2017

 

Sob a perspectiva da capacidade digestória de cada um, a ciência dietética ayurvédica

(ahar mimansa) dedica especial atenção às frutas. Tanto na Índia, quanto no Brasil, a banana é a fruta por excelência. De cultivo relativamente fácil e de pouca exigência, com manuseio higiênico, saborosa, apetitosa, sacia a sede e é considerada também um alimento sagrado. É um tonificante poderoso e fornece grande quantidade de nutrientes ao organismo, além da eficácia nos tratamentos de indigestão crônica e constipação. Aumenta o sêmen, a vitalidade e é excelente para aqueles que urinam com frequência e sofrem de diabetes.

 

A banana é de boa e fácil digestão, sendo aconselhável comê-la após a refeição. Tem muitas calorias, vitaminas A e C e muitos sais minerais, carboidratos, pouca proteína e praticamente nenhuma gordura. Contém cálcio, fósforo, tiamina, riboflavina, niacina, magnésio, cobre, enxofre e potássio. Por seu alto teor de ferro é importante para os ossos e eficaz no tratamento da icterícia e da anemia. A banana tem alta porcentagem de álcalis, transformando-se em alimento ideal para quem tem úlcera gástrica, gastrite ou colite ulcerosa.

 

Banana com mel é um alimento sáttvico por natureza e sua digestibilidade aumenta com adição de cardamomo vermelho. A casca ajuda na cicatrização de arranhões da pele, reduz o inchaço, alivia caimbras e dores musculares. A farinha de banana é mais nutritiva que a de cereais. Bananas maduras com frutos oleaginosos e sementes, ou ainda com müsli, constituem um bom desjejum.

 

Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

Ghee: A manteiga clarificada

11/08/2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

July 31, 2017

June 19, 2017