AyurveDICAS

Guia de Automassagem

17/07/2017

 

Para começar sua sessão de automassagem;

  • Conecte-se com o seu momento presente,

  • Tenha o seu frasco de óleo à mão,

  • Lembre-se que o toque pelo corpo deve ser suave sem muita pressão,

  • As manobras nas partes do corpo devem acontecer sempre em sentido horário.

 

  1. Comece pelo pé esquerdo. Traga o pé próximo à sua coxa e faça um reconhecimento, seguido de apalpação firme (sem pressão excessiva com o polegar).

  2. Faça esse movimento por toda a extensão do peito, planta e calcanhar do pé. (média 1 min ou o quanto você sentir necessário). Troque e faça o mesmo no pé direito.

  3. Agora, faça o mesmo passando o óleo em cada pé, incluindo manobras de deslizamento, pouca pressão e “acarinhamento” dos pés. Vamos fazer essa dinâmica de reconhecimento, apalpação e deslizamento com óleo em todas as partes do corpo.

  4. Faça o mesmo agora com as pernas. Inicie o reconhecimento pela perna esquerda ainda sem óleo. Em seguida faça o mesmo na sua perna direita. Agora sim, com óleo volte para a perna esquerda e faça movimentos suaves no sentido horário. Repita o procedimento na outra perna.

  5. Faça exatamente o mesmo roteiro nas coxas. Reconhecimento + oleação e movimento no sentido horário.

  6. Vamos para os joelhos.  Faça diretamente a oleação. Coloque uma das mãos uma mão embaixo do joelho. Com a outra faça movimentos sutis da patela.

  7. Na massagem da barriga, não faça o reconhecimento nem apalpação.  Apenas coloque óleo nas mãos e gentilmente faça a massagem circular. (sentido horário)

  8. Agora, num movimento ascendente, que sai da lateral do quadril direito, suba a mão já com o óleo a região central da barriga, tórax, peitoral, até sair pelo ombro esquerdo num percurso como se fosse uma faixa de Miss. Repita 3 vezes de cada lado (evitando tocar os mamilos).  

  9. Vamos para os braços e antebraços. Fazendo o procedimento padrão reconhecimento (sem óleo) + oleação com movimentos suaves sentido horário.

  10. Coloque óleo no dorso das mãos e passe nas costas na medida do seu alcance.

 11.  Em pé, coloque óleo nas mãos, incline o tronco numa posição de 90 graus e esfregue com bastante vigor as mãos desde a lombar até a região das coxas traseiras. Pare quando sentir um leve suor no corpo.   

 

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