AyurveDICAS

Limão: benefícios

31/07/2017

Tanto na dietética quanto na medicina Ayurvédica o limão tem lugar de destaque. É estimulante nos processos digestório e eliminação, assim como excelente agente de cura, calmante e nutriente. O limão contém principalmente a vitamina C,  que lhe conferem atuação como antiascórbico e no combate à fragilidade capilar. Outros componentes: sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre, fósforo, enxofre, cloro, riboflavina e niacina.

O suco é refrescante, acalma o estômago sensibilizado, tranquiliza os nervos e diminui a náusea, sendo usado para melhorar situações de indigestão, acidez, disenteria, podendo atuar como redutor de palpitações e regulador da pressão sanguínea. É considerado um desinfetante orgânico, atuando como um laxante suave e, quando ingerido com água morna e mel em jejum completa o processo excretório e diminui as constipações.

O suco de limão é reconhecido como atenuante dos sintomas gripais e as sementes, quando maceradas sem a pele e misturadas com mel, podem ser utilizadas para diminuir náuseas e vômitos. Da casca do limão pode-se fazer o picles, que é uma das maneiras ideais para se conservar as propriedades do limão, sugerindo-se sua ingestão na refeição do meio-dia, evitando-se, portanto, o consumo no desjejum e no jantar.

 

 

Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

Ghee: A manteiga clarificada

11/08/2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

July 31, 2017

June 19, 2017