
O termo Ashtanga (ashta: oito, anga: partes), utilizado pelo sábio Patanjali em sua obra Yoga Sutras, descreve os oito passos para a iluminação por meio da yoga. O sistema Ashtanga Vinyasa Yoga utilizou-se do mesmo termo por disponibilizar a prática e o desenvolvimento dos oito passos de uma só vez, por meio de séries fixas de posturas que seguem rigorosas técnicas de respiração, concentração, meditação e movimento.
Transmitido pelo mestre indiano Krishnamacharya, o sistema resulta em um exercício dinâmico e vigoroso sem perder a sutileza. A aplicação conjunta e correta das técnicas gera um calor interno purificador, queima a gordura prejudicial ao corpo e elimina toxinas indesejáveis dos músculos e órgãos. O alongamento intenso sugerido possibilita a limpeza corporal em níveis cada vez mais profundos.
O Asthanga Vinyasa Yoga é uma prática que priveligia o movimento, envolvido pelo ritmo da da respiração. A qualidade da respiração, na medida em que expressa nossos sentimentos, estabelece o elo entre o corpo interior e o exterior. Quando praticado com disciplina e devoção, cria condições para o desenvolvimento de um estado corpo-mente sadio, conduzindo o praticante, de forma gradativa, a uma observação mais plena da consciência física, mental e espiritual. Os benefícios abrangem todos os aspectos da nossa vida, incluindo nosso comportamento, nossa saúde, nossa respiração, impulsionados pela alegria, pelo bem estar e pelo bem ser.
A técnica tornou-se popular no Ocidente pelos ensinamentos do mestre Sri K. Pattabhi Jois, fundador e diretor do Ashtanga Yoga Research Institute, localizado em Mysore, Índia. Pattabhi Jois, ou Guruji como costumava ser chamado por seus alunos, morreu em março de 2009, deixando a direção do Instituto nas mãos do neto Sharath Rangaswamy, e uma maravilhosa contribuição para o mundo.
Guruji prognosticava que a prática regular e consciente leva a um crescimento em todos os oito ramos descritos nos Yoga Sutras por Patanjali. Enfatizava que tão somente a prática alimenta esse desenvolvimento, repetindo incansavelmente “99% PRÁTICA E 1% TEORIA” e “PRATIQUE E TUDO VEM”.
PRA + TI + QUE A VIDA ACONTECE.
